Trend: Moda praia 2017/8

Leia mais

Diga não a Gordofobia

Leia mais

Trend: Tropicalismo

Leia mais

25.9.13

Sobre o Livro Eu sou Alice

Oi Meus amores .
Desculpem a ausência, sei que devia estar mais presente no blog mais ando correndo igual uma doidinha :)

Hoje eu quero falar sobre um livro M A R A V I L H O S O que eu já devia ter falado assim que terminei de ler, mais me faltou tempo .
Ganhei ele no meu aniversario, e amei, ele é simplismente lindo e a historia divina !

Vou parar de Blá blá blá, e vamos ao que interessa !


Sinopse:

Todos conhecem a pequena Alice que um dia caiu na toca de um coelho e entrou no mundo das maravilhas. Mas quem foi Alice Liddell, a menina que aos sete anos inspirou o Sr. Charles Dodgson a criar a história que depois assinou com o pseudônimo Lewis Carroll? Esta Alice de carne e osso está nesse livro. Misturando ficcção e realidade, Eu sou Alice reconstrói deliciosamente não apenas os bastidores da criação do livro Alice no país das maravilhas, mas a vida daquela menina travessa que no século XIX quase se casou com um príncipe de verdade. Sua biografia se mistura com o surgimento do clássico que encanta gerações até hoje. Por toda sua vida, ela carregou o peso de uma realidade que insiste em abafar a poesia.

Alice Liddell tinha sete anos quando posou para uma foto feita pelo Sr. Charles Dodgson. Trajando um simples vestido de babados e  com os pés descalços tocando pela primeira vez a grama da universidade de Oxford, a imaginosa e espevitada menina rolava no chão aos olhos silenciosos do fotógrafo. Alguma coisa naquela cena, porém, incomodava os bons costumes da época. Mas o que as mentes adultas poderiam considerar, mais que um atentado ao pudor, um ato de pedofilia, para a pequena Alice, era apenas o encontro com a mais pura poesia.



Melanie Benjamin, a autora do livro, se interessou pela história de Alice Liddell quando viu a foto acima em uma exposição em Chicago (Sonhando em Imagens: A Fotografia de Lewis Carroll)

Achou  a coleção de retratos perturbadora pois consistia de imagens de meninas em pose bastante provocantes.
 A fotografia de Alice deixou-a desconfortável pela vestimenta escassa, exibindo muito de seu corpo e olhos brilhantes, sagazes, conhecedores do mundo, quase desafiadores. 
Olhos de mulher.

Resolveu escrever sobre as aventuras de Alice depois que deixou o País das Maravilhas. 
Não é uma biografia, e sim um livro de ficção, baseado em fatos reais da vida de Alice. 

A sua infância foi em parte documentada, com exceção da correspondência trocada entre ela e Dodgson, que foi totalmente destruída pela mãe de Alice quando ocorreu o rompimento entre as famílias (ninguém sabe o motivo)
Depois da morte de Dodgson, sua família cortou as páginas do seu diário que correspondiam a esse período. 
Nem Alice nem sua família jamais voltaram a falar publicamente a respeito de Dodgson, a não ser muito mais tarde, perto do final de sua vida, quando ela se viu forçada a vender o manuscrito original de Alice, para salvar a casa que amava.

Muito bom esse livro. Mesmo sabendo que é ficção, a história nos envolve de tal modo que acreditamos que foi assim que realmente ocorreu. Alice carrega a vida inteira o peso de ser "A" Alice dos País das Maravilhas. Seu relacionamento com Dodgson, a fez amadurecer mais rápido do que desejava. Passa a vida toda tentando esquecer que um dia foi a menina que inspirou a Alice do livro tão famoso.

Algumas fotos de crianças feitas por Dodgson (não sei porque, mas estas fotos me assustam um pouco..risos)








Fotos tiradas por Charles Dodgson retiradas do site Princeton University Library .

E esta é a última foto que ele tirou de Alice, quando tinha 18 anos:


Pelo olhar triste dá para imaginar se um dia essa moça foi feliz ...

Trecho do livro Eu sou Alice quando ela recebe essa foto:

"Que parte secreta minha teria ele capturado desta vez? A parte triste, perdida, de mim: a parte que pedia socorro."

...

Espero que gostem, leiam e se apaixonem, é surpreendente esta parte da Historia :)


0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados