"SER MÃE É..." post parceiro

Leia mais

Receita Rápida - Mousse de Maracujá

Leia mais

Girlboss

Leia mais

21.9.16

Manual do filhote: Como colocar tala no Yorkshire?

Boa noite meninas!
Corri pra dar uma super dica pra quem tem filhote de York, e veio com a orelhinha
normal sem a talinha!
Corri em todos os Pet da minha cidade e nenhum deles colocavam a tal tala, então eu mesma resolvi encarar e fiz na minha baby e to super feliz com o resultado que deu suuuuuuuper certo! 


Colocar ou não as Talas no Yorkshire Terrier? Yorkshire original não precisa de talas? A partir de quanto tempo devo colocar as talas? Precisa de complemento para as orelhas levantarem?

Esse é um dos assuntos mais polêmicos sobre os Yorks, mas vou esclarecer tudo de acordo com os criadores e especialistas na área.
Essas e outras perguntas serão respondidas pra você deixar ou não (caso não queira) as orelhas do Yorkshire Terrier levantadas seguindo o padrão da raça.


Yorkshire original não precisa de Talas, pois as orelhas levantam sozinhas! 
Tala Yorkshire

Esse é o maior mito que já ouvi!
Logo porque conheço cachorros mestiços, ou seja não sãoYorkshire originais e levantaram a orelha e também conheço Yorkshires originais (pedigree) e as orelhas não levantaram.

A grande confusão não se dá se um Yorkshire é autêntico ou não e sim da sua fisiologia e genética.
Para Yorkshires com orelhas maiores ação da gravidade é maior e mais difícil de sustentar. E até mesmo o dono do cachorro (as vezes) não sabe passar a mão na cabeça do cachorrinho e o próprio dono “quebra” (modo de falar) a orelha para baixo.
E pode ser algo genético o cachorro não levantar a orelha, ou ate mesmo o cachorro muito fraco não consegue sustentá-la.
Alguns veterinários dão vitaminas, outros dizem que não precisa. Ou seja, alimente bem o seu Yorkshire que dará certo!
Mas não se preocupe seguindo as recomendações desse post você terá 99% de chance das orelhas levantarem, (assim como eu).

Conheço muitos cachorrinhos e de todos os meus amigos 100% levantaram a orelha após as informações que serão postadas aqui! Então vamos lá!

OBS.: Se caso, você não queira colocar as talas no filhote, não se preocupe!
Hoje, sem as orelhas em pé eles podem participar de exposições e concursos.
Ou seja, não se preocupe tanto com isso.

Porque colocar Talas no Yorkshire Terrier, será que machuca?

Pode machucar sim, se você seguir qualquer exemplo na internet por ai.
Mas do modo que irei apresentar, o que o Yorkshire sente é um desconforto (natural, se as orelha estão amarradas) e o animal nem gritar vai, nem sentir dor.
E se isso acontecer deve ser levado a um veterinário, pois poderá ser um tipo de OTITE.
O animal se acostuma tranquilamente, e o único efeito é justamente ORELHAS FICAREM EM PÉ!

A partir de quanto tempo devo colocar as talas?

A melhor época é a partir de 30 dias de vida, pois o Yorkshire Terrier já tem uma coordenação motora mais favorável, até mesmo pra mexer as orelhas.
Deve-se usar fita crepe (a mesma usada para fraldas de bebês), a fita não pode ser aquela que gruda tanto porque pode “quebrar” (modo de falar) a orelha, por isso é indicada a mesma usada em bebês.
O Yorkshire pode vir a ter uma alergia por causa da fita (mais é muito improvável, falo mais para nível de informação) e você deve procurar uma fita ante alérgica!
É isso mesmo! rs, mais é bem improvável acontecer, mas é sempre bom ficar atenta a todo cuidado com o seu filhote.

O tempo estimado para deixar as talinhas na orelha é de 3 á 7 dias (segundo muitos veterinários) eu tireo com 4 dias. Só retirei pra dar banho e para refazer a tala, mas não foi preciso, deixei um dia sem, pra orelha respirar, e ela ficou completamente em pé, sem cair, então não repeti o processo! 
Mas já com o filhote da minha irma, coloquei a tala, tirei depois de 4 dias, deixei respirando e uma das orelhas baixou, tive que repetir o processo. Quando pesquisei, ouvi depoimento de pessoas que tiveram que repetir o processo por 5 vezes, até ficar em pé!
O negocio é persistir!

Para tirar a fita você deve ter muito cuidado, pois nesse momento pode “quebrar” (modo de falar) ou machucar a orelha do cachorro.
Você deve tirar a fita com uma Tesoura (sem ponta para evitar acidentes), e 3 cortes verticais atrás e 3 cortes verticais na frente que ela sai com facilidade.

OBS: Apesar de não gostar muito desse ditado. Nesse caso “a pressa é inimiga da perfeição.”Então, retire com muito jeito e carinho.

Após retirar a fita, é bom colocar um pouco (pouquinho mesmo, pois o olfato do cachorro é muito apurado e essa inalação o prejudica por ser tão pequeno) de ÁLCOOL GEL para retirar qualquer bactéria e verificar se tem algum ferimento.

Se tiver ferimento suspenda o uso da fita e trate até sarar. Por isso a fita não pode GRUDAR demais, eu usei a cremer, usada em fraldas de bebê. Jamais comprar aquelas de MATERIAIS de CONSTRUÇÃO.

No dia em que retirar a fita, observe o Yorkshire para ver se o processo deu certo,
se tiver ficado em pé, ÓTIMO!
É só ter cuidado e não ficar mexendo.
Após isso se o cachorro nunca usou, deve-se procurar um Veterinário para aplicação de injeções para esse fortalecimento ou outra indicação do mesmo.

Passos Mágicos para a maior eficácia das talas:

1 – Raspe a orelha do filhote, só o peso dificulta. (Esse aqui é o maior segredo) – se preferir pode tosar no petshop.

2 - Corte cerca de 15 cm, parta ao meio e coloque nas 2 orelhas. (7,5 cm pra cada orelha)

3 – Coloque a fita no centro na parte de dentro da Orelha depois vá girando para trás.

4 – Corte mais 25 cm de fita e segure as 2 orelhas e enrole as 2 para ficarem no centro da cabeça do cachorro.

5 – Pronto finalizado, tire de 3 a 5 dias (retire sempre com cuidado).

# DICA: Se for a primeira vez que irá fazer, peça ajuda a uma pessoa para segurar o filhote.

Para retirar a fita tala do Yorkshire:

1 – Use uma Tesoura sem ponta.

2 – Faça 1 corte (atrás e na frente) em cada orelha e outro no meio, E retire delicadamente. (Esse é o 2º maior segredo! RS)

3 – Observe a orelha e se cair repita o processo.

OBS: Em ambos os casos você poderá fazer com um veterinário, mas atenção sempre na hora de retirar é nesse momento que as pessoas “quebram” (modo de falar) por tirarem rápido demais.
Vou colocar uma fotos pra vocês verem como a Meg (minha filhote) ficou 


Façam e depois deixe seu comentário e sua experiencia de quanto tempo levou o processo com o filhote de vocês 
Espero que dê certo, e fiquem realizadas assim como eu fiquei! :*

>>> SORTEIO DE 4 ANOS DO BLOG DREAMY FEARLESS <<<

Estamos comemorando nossos 4 anos de Blog e por isso estaremos sorteando o Livro Alice no país das Maravilhas versão Ilustrada para vocês,Que tal participar? 

0 Comments:

Postar um comentário

 
Posts Relacionados