Novidades na minha Estante - Mês #3

Leia mais

SORTEIO DE DIA DAS MÃES

Leia mais

Talentos

Leia mais

23.3.18

A vida não é um Checklist!

Oi, oi, oi, como vai você?
Espero que esteja bem, este é um texto muito pessoal, falando sobre a vida e as conquistas e o tempo de cada um.
Meu aniversário está chegando, alguns dias eu acordo meio depressiva com isso, estou ficando velha e não tenho nada na vida, não fiz nada da minha vida. TSC


Peraí... Oi??? É sério isso? 
É sério, infelizmente tem dias que eu penso assim, que eu me sinto assim e eu me odeio por isso. (ansiedade gritante na minha cabeça faz isso) 
Caramba, mas como é que se mede a vida? 
Como se mede as conquistas e o que valeu a pena? 
Como você sabe que viveu? 
Pelo que você tem? Pelo que você é? 

(vida humana - casamento - promoção - primeiro emprego - ensino médio - primário - nascimento)

Bom, para começar, essa é a MINHA visão de mundo e da MINHA vida, você não precisa e não deve medir SUA vida e SUAS conquistas pelas métricas alheias ok? Isso nunca vai ser bom para ti, possivelmente se você fizer isso, você vai se achar “não bom o suficiente” ou vai enlouquecer, ou os dois... 

Eu não tenho uma casa, eu não tenho um carro, eu não tenho filhos, eu nunca viajei para o exterior, eu não tenho uma poupança gorda, eu não tenho planos para um futuro promissor e perfeito (e quando me perguntam sobre isso, quase tenho crise de ansiedade e pânico, eu não sei fazer planos), eu nunca voei de avião, eu não conheço os lugares que eu gostaria, eu não estou onde eu imaginava que estaria quando tinha meus 15, 18 ou 20 anos. Eu posso continuar uma lista gigantesca de coisas que eu não tenho, que eu não fiz, que eu não sou, juro, posso escrever páginas sobre isso. Mas não vou fazer isso.

(Nesse momento do texto, vontade de entrar no ônibus, pra sentar na janela e encostar a cabeça no vidro e fingir que tô num filme na cena bem triste)

Eu tenho ex-colegas da época do colégio, amigos de infância, primos e primas da minha idade, um pouco mais velhos, um pouco mais novos, alguns deles estão casados, alguns deles têm filhos, outros estão planejando o casamento, outros têm carro, têm casa, têm isso, têm aquilo, e quando me comparo com eles o que eu tenho? Ai eu deprimo. 

Mas a vida não é um checklist: 
(✔) 17 anos se formar no colégio 
(✔) 18 anos entrar na faculdade 
(✔) 20 anos comprar um carro / moto 
(✔) 22 anos se formar na faculdade 
(✔) 25 anos casar 
(✔) 27 ter filhos 
(✔) 30 comprar uma casa 
(    ) Comprar uma casa na praia / campo para férias
(    ) Se aposentar
(    ) Viajar o mundo


Se você quer e tem essas coisas, você não está errado, eu fico feliz por você, por suas conquistas, por tudo que você alcançou, fez e tem. Mas pare um pouco, pense, você desejou essas cosias ou elas foram impostas? São seus sonhos ou sonhos dos seus pais? 

Se você tem amigos incríveis, histórias marcantes, sejam elas hilárias, assustadoras, ou de qualquer tipo, se você já se apaixonou, já teve o coração partido e superou, já se desapontou e foi consolado por um amigo, se já consolou e deu colo pra uma amiga, se já riu até chorar ou a barriga doer, se já chorou de soluçar de saudade, na despedida, quando conseguiu algo que queria, se já comprou pra si ou pra alguém algo que viu e achou incrível, se já se olhou no espelho e pensou “uau”, se você sabe que se ligar e disser “preciso de ajuda” a pessoa do outro lado para tudo para correr e te ajudar, você tem muita coisa na vida.


Você pode se formar no colégio com 17, com 50, ou nunca terminar, você pode casar, ter carro, casa, filhos e cachorro ou gato, ou ficar morando com a família, morar numa república, andar de ônibus, bicicleta ou a pé, você pode qualquer coisa que quiser, e não é menos que ninguém por isso. 

Fulano isso, ciclano aquilo, beltrano aquele outro. Mas você estaria feliz assim? Você queria a vida deles? A vida como um todo, os problemas, responsabilidades, compromissos, tudo. Não? Você tá bem onde você tá agora? Você tá indo pra onde você quer? Você tem coisas boas na sua vida? Sim? Então você tá no lugar certo, exatamente onde devia estar, tem tudo que devia ter e fez tudo que precisava. Não se culpe, não se escravize pelo que você não tem ou não fez, existe muita gente “melhor” que você, mas também existe muita gente “pior”, a vida não é um checklist, você não tá aqui pra cumprir metas e horários, viva e aproveite seus dias.


Então tome um café, aprecie o que você é, o que você tem e onde você já chegou, relembre todas as suas vitórias, suas conquistas, você já superou os seus piores medos e sobreviveu aos seus piores dias. Você ainda tá aqui, lutando e tentando, ainda tem muito pra conquistar e fazer, mas já fez muito.

Você é e merece muito mais do imagina, e tenha certeza, que você é bom o suficiente, dê seu melhor sempre e faça tudo que quiser e puder, ao fim da vida, vai ter valido a pena.

Beijos de luz e até.

Nós acompanhe também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário