Novidades na minha Estante - Mês #3

Leia mais

SORTEIO DE DIA DAS MÃES

Leia mais

Talentos

Leia mais

13.4.18

Sexta-Feira 13 e Gatos Pretos!

Oi, oi, oi, como vai você? Eu estou bem e espero que você também esteja! 
Hoje é Sexta-Feira 13! 

E eu vou falar de filmes/séries para assistir, livros para ler, a lenda do dia e gatos pretos! 

Espero que gostem da leitura e quem tiver mais dicas deixa nos comentários.


A data está eternizada na cultura pop pelos filmes do Jason Voorhees, o primeiro de 1980, são 13 filmes do personagem, ele aparece em outros filmes e séries e inspirou muitos personagens que vieram depois, ele também foi morto inúmeras vezes, de variadas formas, mas nunca morto de verdade, pois tecnicamente ele já está morto e busca vingança. Enfim, primeira dica do que fazer hoje. 


Você também pode assistir os filmes do Michel Myers, Halloween, ou do Freddy Kruger, A Hora do Pesadelo, seguindo vilões mascarados temos também Panico, sem esquecer claro de Jogos Mortais, se você prefere coisas mais sobrenaturais, temos Chamado, It a coisa (ambas versões são ótimas), Invocação do Mal, O Exorcista, O Exorcismo de Emily Rose (amor eterno à atuação da Jennifer Carpenter, vale muito a pena assistir), ou se você prefere filmes de pessoas cruéis ao invés de monstros O Iluminado, Laranja Mecânica, Hannibal e suas continuações e a série também (ainda vou fazer uma série de post comentando sobre livros x série x filmes), e tem mais uma lista enorme... Tem Drácula, Entrevista com Vampiro, O Vampiro Lestat e outras cosias, pra quem quer vilões charmosos, como só os vampiros podem ser 
(vampiros, não fadas luminosas tsc). 


Se você prefere séries temos Hannibal que ficou visualmente linda e foda e a história é fiel aos livros, Dexter que é um psicopata apaixonante, a história difere muito dos livros mas é bem bacana também e Michel C. Hall de Dexter ficou perfeito, Mr. Mercedes, adaptação de King (rei) é legal, Bates Motel e a história de um jovem Normam é incrível, Americam Horror Story dispensa comentários, Penny Dreadfull mistura vários clássicos numa Inglarerra antiga, com a Eva *queen* Green vale a pena ver várias vezes, tem Grimm, uma adaptação moderna dos contos de fada, na versão dos irmãos Grimm, não é tanto terror, mas é bacana, e outras... True Blood pra quem gosta de sexo, vampiros e sangue. 

Vários desses títulos tem livros também, vale uma pesquisada, e livros e filmes e séries são diferentes, nem sempre seguem o mesmo roteiro, mas pense no lado bom, dificilmente o que você leu e imaginou ficaria igual na série ou filme, usar a ideia e adaptar é algo bacana, que você vê coisas diferentes daquilo que já gosta, até concordo, que livros são melhores, mas principalmente em filmes, não dá pra por todo o livro em 2 horas na tela, e você já leu, já imaginou, já sabe como é, então... menos reclamação e aproveita!!! 


Bom, além dos filmes 13 é um números supersticiosos por si só, inúmeras lendas e coisas levam a isso, alguns dizem que é número da sorte, outros de azar e várias mitologias tem lendas relacionadas com número, mesmo o cristianismo, a última ceia tinha 13 participantes, o rei Arthur e seus cavaleiros eram 13 (segundo alguns e mais de 100 segundo outros), povos cristianizados da Europa passaram a dizer que a Deusa Friga se reunia com o demônio e mais onze deuses (13 pessoas) toda sexta-feira – com isso “BRUXA” – Odin reuniu 12 deuses com ele, mas não chamou Loki, ele ficou bravo e causou confusões e até matou um dos deuses. Então??? Bom, então 13 é um número ruim, se for numa sexta piorou. Superstições... 


Mas e o gato preto? 
Então... 
Algumas pessoas acreditam que cruzar com o bichano numa sexta-feira 13 é sinal de maldição, mal agouro e azar (do bicho ne?). 


No Egito antigo gatos já foram considerados divindades, (eles ainda lembram disso, memória coletiva rsrs), como gatos são seres de hábitos noturnos e preto é a cor das trevas (muahaha), junta os dois e temos o demônio encarnado (não sei como funciona essa matemática ai também, não faz sentido pra mim). Tanto que até a santa inquisição, aquela que matou milhares de mulheres por terem pintas no corpo, serem ruivas ou fazerem chá pro estomago e gripe porque eram bruxas más (meldels eu teria morrido queimada ou afogada na vida passada, isso explica meu medo de água rsrs, mas tá, eu sou bruxa mesmo), enfim, a santa inquisição também perseguiu gatinhos, pois o Papa Inocêncio III declarou que deviam e colocou os animais na lista de perseguições. 


Tem uma lenda de um gato que foi apedrejado e se escondeu na casa de uma senhora que acolhia animais, no dia seguinte a velhinha apareceu machucada, logo, ela era uma bruxa que virava gato para vagar a noite, então morte as bruxas e aos gatos!!! (senhor como funciona essas matemáticas estranhas? Sério, alguém me explica!). Enfim, com isso se intensificam as lendas e mal agouros da data. Com isso, até hoje alguns bichinhos acabam maltratados e outros sacrificados em rituais para demônios, portanto proteja seus bichinhos e se possível os que você encontrar por aí, da maldade e ignorância de pessoas supersticiosas (nada contra crenças e superstições, tenho várias, mas não maltrate ninguém, muito menos animais indefesos).


Assista, leia, ouça músicas e tudo mais com um gatinho preto no colo.

Beijos de luz e até.

Nós acompanhe também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário