24.1.18

Entrevista com a fotografa Ananda Silveira

Hey Guys, como estão? 
Como sabem sou louca pelo mundo da fotografia, incluindo sou fã de vários fotógrafos que quero compartilhar aqui com vocês ao longo deste ano.

A Ananda Silveira é parceira aqui do blog a muitos anos, é praticamente da família  
Inclusive, já fiz outro post trazendo para vocês o trabalho dela CONFIRA AQUI

Hoje eu trouxe um entrevista para vocês seguida de algumas fotos feitas por ela e claro com dicas para quem quer entrar de cabeça no mundo da fotografia. Acompanhe! 
 

  1- Como você se envolveu com o mundo da fotografia? 

 Desde muito pequena, eu já gostava de fotografia. Mas nunca encarei isso de forma séria. Achava que era mais uma brincadeira. 
Já adulta, o que me motivou a entrar de cabeça na fotografia foi o fato de eu não conseguir me achar em outras profissões. Percebi que estava infeliz, e tentei buscar o que me fazia brilhar os olhos. e então eu pensei: Porque não?
E hoje ja estou a 7 anos trabalhando com o que eu amo.

2- Você teve algum estudo formal nesta área? 

Sim, tenho sim! Tenho cursos presenciais, vários cursos on-line que não deixam a desejar em nada. 
Mas tenho o sonho de fazer uma faculdade... ainda não consigo bancar esse sonho, mas chego lá!

3- Na sua opinião o que é preciso para ser um bom fotógrafo? 

Estudar muito. Quando digo estudar, é fazer cursos, é ler sobre fotografia, é ver muitas obras de diversos autores, não só na fotografia, mas da arte em geral. Quando assisto um filme por exemplo, tento decifrar as cenas... de que direção vem a luz, como as pessoas se posicionam, enfim. A fotografia é a captura de um momento, mas pro momento acontecer existem diversos fatores que interferem e contribuem. De maneira geral, você precisa estar atento a tudo, e no caso da fotografia profissional, estar atento ao que seu cliente quer. 

4- A máquina fotográfica é uma ferramenta muito importante, mas dá para tirar fotos legais com câmeras portáteis? (Ex: celulares) 

Sim, com toda certeza! 
Li algo inclusive sobre uma fotografa que faz fotos para uma revista usando seu Iphone. É uma questão de saber como usar os recursos. Precisamos fazer o melhor com o que temos.
Geralmente em viagens ou passeios não levo minha câmera profissional por ocupar muito espaço, por chamar muita atenção, enfim. Acabo usando celular ou mesmo uma câmera compacta. Consigo boas fotos. E fico satisfeita.

5- Quando começou a sua paixão por fotografia e o que ela significa para você? 

A paixão desde sempre existiu. 
Bom, sobre o que ela significa pra mim? não sei viver sem ela. Isso não significa que onde vou estou com a câmera apontada, pronta pra fazer um click. Não é isso. 
Pra mim a fotografia significa poder parar o tempo e reve-lo sempre que bater saudade. Se por algum empecilho, não puder continuar trabalhando com fotografia, ainda sim continuarei como amadora, registrando os momentos importantes da vida!


6- Você sempre trabalhou nesta área ou já teve outras experiências? 

Já fiz muitas coisas diferentes... meu primeiro emprego foi de camareira, depois servi café da manhã em pousada, vendedora de loja, caixa em supermercado, recepcionista em pousada, locutora de rádio... enfim! Cada emprego, me trouxe algo maravilhoso como aprendizado. 

7- Você tem alguma outra paixão além da fotografia? 

Sim, sou louca por motos (viajar de moto) não importa a cilindrada;
filmes, tenho coleção de DVDs;
tatuagens... sempre pensando em como será a próxima;
livros, amo ler

8- O que você gosta de fazer quando não está trabalhando com fotografia? 

 Depois de um dia de edições, gosto de por um filme e relaxar!

9- Qual seu principal objetivo na vida? 

Ser feliz e realizada como pessoa e como profissional!

10- O que mais te motiva no mundo da fotografia? 

O que mais me motiva é o fato de estar ali contando uma historia.
nenhum ensaio fotográfico é igual, e nenhum casamento é igual.
Cada dia de trabalho é diferente. são historia diferentes, pessoas diferentes. Isso me encanta!


11- O que você acha sobre a moda "Tumblr"? 

Perguntinha difícil! Acho que tumblr assim como o instagram, facebook e outras mídias estão ai para serem usadas de forma responsável. 

12- De todos os seus ensaios, você tem alguma fotografia que seja a sua favorita? 

É difícil escolher uma foto. Não tenho especial, são todas especiais, porque cada foto conta uma historia diferente

13- Você acha que nos dias atuais o fato dos celulares possuírem câmeras boas dificulta no trabalho de vocês como fotógrafos? 

Não. Celulares não competem com câmeras.
O que atrapalha e muito é a quantidade de celulares e a falta de noção dos usuários. Fiz um casamento uma vez em que o convidado em diversos momentos se posicionou na minha frente pra fazer as fotos que ele queria. bom, atrapalhou meu trabalho e causou mal estar com os noivos. Perdi fotos importantes porque ele se colocava a minha frente tirando meu ângulo de visão, ai quando ia me reposicionar, a cena ja tinha passado. foi muito constrangedor. Quando fui entregar as fotos para os noivos, expliquei toda a situação e por fim, acabaram me pedindo desculpas. Ainda hoje acontece muito de você tentar a foto e sair a mão de um convidado ou mesmo perder algum momento importante por conta desse imediatismo que vivem as pessoas. Isso sim, atrapalha e muito.

14- O que mais te chama a atenção em uma fotografia? 

 O sentimento que ela exprime. Muitas vezes, fotos simples nos tocam, em muitos momentos, fotografias bem trabalhadas não causam a mesma impressão. Me chama atenção o sentimento!

15- deixe alguma dica ou conselho para os leitores do Dreamy Fearless que pretendem se aprofundar no ramo da fotografia.

Estudar, batalhar, ser humilde, saber ouvir conselhos de quem esta a mais tempo na área que você. Independente de ser para fotografia amadora (onde você faz as fotos para você mesmo) ou fotografia profissional, seja humilde. Achar que sabe tudo, não vai levar a lugar algum. 

Eu estou em constante aprendizado. Sempre que posso olho trabalhos de colegas, não pra copia-los, mas pra entender e aprender um pouco mais, e é sempre assim, sempre falta conhecimento, sempre estamos em aprendizado, sempre estamos em processo de melhorar!

Façam com o coração, sejam humildes, sejam cordiais, e agradeçam todos os dias!

 


Agendem seu horário, registrem seus momentos. 
Sigam a Ananda Silveira nas redes sociais abaixo:

Whatsapp: (48) 9997-6412

E claro, agradecemos a parceria de anos, que venham mais vários 
anos  

Nós acompanhe também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário