28.4.18

Sons Of Anarchy - Shakespeare

Oi, oi, oi, como vai você?
Espero que esteja bem,eu estou de TPM, o que complicou pra fazer o post, mas enfim saiu, atrasado, mas saiu, peço desculpas pelo atraso.
Vamos falar de séries? Vamos!
Vamos falar de Shakespeare? Vamos!
Vamos falar de motos? Vamos!
Pera, tudo isso junto? Sim!
Vamos falar de Sons Of Anarchy (SOA) ou Filhos da Anarquia (Brasil) criada por Kurt Sutter e Hamlet de Shakespeare, que serviu de inspiração para a série.


A série estreou em setembro de 2008, teve 7 temporadas e 92 episódios, conta a história de um motoclube o SAMCRO (Sons of Anarchy Motorcycle Club, Redwood Original), em uma cidadezinha fictícia da Califórnia, Charming, mas que tem outras filiais nos EUA nos estados do Alasca, Arizona, Califórnia, Colorado, Illinois, Nevada, New Jersey, New England, New Mexico, New York, Oregon, Pensilvânia, Utah, Washington, Wyoming, também em outros países do mundo, como Austrália, Canadá, Irlanda, Polônia, Suécia e Reino Unido, e também tem os nômades, que são parte do clube, mas não tem uma sede, dai você tem idéia do tamanho da trama, além dos Sons (membros do clube principal), temos clubes rivais ou mesmo clubes aliados, muitos conflitos e muita coisa rolando, mas pera, vamos por partes. 


Primeiramente vamos a Halmet, se você já leu, já viu filmes, peças ou qualquer coisa, pode pular esse parágrafo, que é um resumo breve e beeeeeem simple, mas simples mesmo, perto da complexidade da peça de Shakespeare. A peça conta a história do príncipe da Dinamarca, Halmet, que tenta vingar a morte do seu pai, o rei Halmet, que foi assassinado por Cláudio, seu irmão, que depois casa com a rainha Gertrudes e assume o trono. O príncipe vê o fantasma de seu pai, que conta a ele sobre o assassinato e pede vingança. A peça gira em torno de uma loucura fingida do príncipe, para atingir seus objetivos de vingança, com a loucura real, causada pela dor e pela raiva, temos o amor do jovem por ofélia, pessoas que apoiam o príncipe, pessoas que o condenam, temos hesitação em cumprir a vingança, e mais um monte de coisa, a peça é longa, a mais longa de Shakespeare, e como uma boa obra shakespereana tem muuuuuuuiiiiiiittoooooooo drama.


Segundamente vamos um resumo de SOA. A série gira em torno do motoclube e da vida pessoa de Jackson “Jax” Teller, ele é vice-presidente do clube, filho de John Teller, um dos fundadores e ex-presidentes do clube e Gemma Teller. Acontece que John está morto, já no início da série, e Jax encontra um diário do pai, dizendo o que ele desejava para o clube. Gemma agora é casada com Clarence “Clay” Morrow, atual presidente, ex-sócio e melhor amigo de John. O motoclube é envolvido com tráfico de armas nos EUA e fora também, mas John, e agora Jax, querem sair disso e ter um clube “limpo”. Jax é apaixonado por Tara, uma boa menina, que vai embora para estudar medicina, quando ela volta, Jax acaba de ter um filho com Wendy, uma jovem drogada e sem juizo. A trama ocorre com um elenco enorme e maravilhoso, personagens cativantes, outros nem tanto, e muitooooo drama e tiros. 

(cartaz da série e referência direta a famosa frase da peça "Ser ou não ser"

Vamos agora as semelhanças e influências de Shakespeare? O próprio Kurt assumiu essa inspiração na obra. Já vou deixar aviso aqui em letras garrafais CUIDADO SPOILERS!!!

  1. Temos o pai morto (o rei Halmet e o presidente John)
  2. Temos o fantasma, na peça um fantasma mesvmo, na série o diário que Jax lê.
  3. Temos traição (o irmão, Cláudio, assassino do rei e Clay que ajudou no acidente que causou a morte de John).
  4. Temos a boa moça, por quem o protagonista é apaixonado (Ofélia e Tara).
  5. Alguns traços de Ofélia e Laertes (irmão da moça) são atribuídos na série a Opie, melhor amigo de Jax (e meu eterno crush haushsauhsauas).
  6. Temos Gertrudes e Gemma, as mães que se casam com o assassino.
  7. Outros personagens da série dividem cargas de personagens da peça, já que a peça conta com um número significativamente menor de personagens que a série, algumas características são divididas em 2 ou mais personagens. 
  8. Temos Polonius, braço direito de Cláudio, tolo, engraçado, coloquial, que se divide em Wayne, um policial que é extremamente fiel a Gemma (e que mata passa série toda morrendo de câncer, mas nunca morre, ele mata o câncer no cansaço rsrs), temos Piney, pai de Oppie, que crê cegamente que Clay vai sucumbir e se arrepender dos seus pecados, mostrando uma tolice e uma fé exageradas, ele também é um dos criadores do clube, Chuck ficou com o aspecto coloquial e tolo, que gera piadas dos outros personagens, e Tig faz tolices na série toda e é o braço direito de Clay. 
    (Na foto temos Tara abraçada em Jax, em pé Piney, ao lado de Clay, abaixo temos Gemma, abaixado perto dela Tig, em atrás dele na moto Chibbs, atrás dele o careca é o Juice, ao lado de Opie e por fim Bobby)
  9. Temos Rosewncrantz e Guildenstern, dois antigos amigos do príncipe, que voltam para saber o que se passa, mas são fiéis ao rei, não mais ao amigos, traços de Juice e Tig, Tig tem uma evolução dentro da série e algumas mudanças, que tornam ele incrível e Juice não aguenta a pressão toda não. 
  10. Amigo de verdade do princípe é Horatio, que sempre esteve ao seu lado, ai temos Bobby, Chibs e Happy, que são personagens distintos e incríveis. 
  11. Também a referência dos reinos da peça, para as filiais do grupo.
  12. A vida e a morte são quase que personagens da trama, em ambas as obras. Tem uma personagem na série, que sempre aparece em locais diferentes, que dizem ser a morte, há outras teorias sobre essa andarilha, mas essa é uma bem legal, além do simbolo do motoclube ser um seifador.
(símbolo do motoclube)

Bom, além disso, a série trata um pouco das regras de motoclubes, pra quem se interessa pelo assunto, tem coisas irreais e nem tudo é fiel, visto que é fictício, mas tem coisas que tem são fidedignas, um elenco incrível, um visual maravilhoso, para quem gosta de motos, armas, violência, sexo, a série é um prato cheio, tem alguns pontos negativos, eu por exemplo acho a Tara muito chata, e acho que ela e o Jax não tem nada a ver (eles já foram eleitos casal mais sem química de série), mas a série também tem uma trilha sonora ótima!!!
(uma fotinha que eu tenho muito amor porque sim, o da esquerda é o Opie 💓💓💓💓, o da direira, o loirinho é o Jax)

A série é cativante, emotiva e forte, até hoje não superei algumas mortes e comemoro outras. Tem muita traição, mentiras e coisas acontecendo ao mesmo tempo, você vai descobrindo coisas e tudo vai se enrolando e desenrolado de forma muito louca, amigos que viram inimigos, inimigos que viram aliados, personagens que você ama, personagens que você odeia, e as vezes isso muda lá no meio da história, personagens fazendo cagadas épicas e f*****o tudo e por aí vai. 

Se você já assistiu, já sabia das referências? Notou tudo isso? Qual sua opinião sobre a série? Se não assistiu, se interessou? Espero que sim!

Beijos de luz e até.


Não se esqueçam de participar do nosso sorteio de dia das mães, o resultado sai no dia 13/05.


Nós acompanhe também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário