14.5.18

Solidão Materna - Por Mãe fora da caixa



Olá sonhadores, tudo bem com vocês? Hoje vim compartilhar um textinho/desabafo que toda mãe vai se identificar! E super recomendo esse texto pras futuras mamães também que com toda certeza vai se deparar com a solidão materna algumas boas vezes... Vem espiar?

"SOLIDÃO MATERNA"

A verdade é que um dia ou outro a gente se sente sozinha. Para ser sincera, grande parte dos dias.

Na maternidade perdemos o direito de ir e vir a hora que bem entendermos. Ir ao salão de beleza, viajar, encontrar com amigas, fazer a compra do mercado. Até para uma simples ida na padaria temos que pensar primeiro no bebê.

Claro, conseguimos fazer todas essas coisas com organização e ajuda. Mas o fato é que não temos mais a mesma liberdade que tínhamos antes.

A solidão materna é um dos sentimentos mais contraditórios dessa jornada. Nunca ficamos sozinhas, mas ao mesmo tempo nos sentimos mais sós do que nunca. Acho que essa sensação de solidão está relacionada a percepção de que somos as únicas que podemos exercer esse papel tão cheio de responsabilidade.

Carregar no colo todo o peso que a palavra ser mãe significa é grandioso, pesado, intenso, incrível e solitário. 

Sei que temos que contar com a participação do pai e a ajuda de familiares e amigos. Mas acredito que o que mais nos fortalece é o apoio entre mães. Afinal, só uma mãe consegue entender a outra! 

Eu tenho vontade de acolher cada mulher que engravida. Tenho vontade de levar para tomar um chá, contar pequenos e grandes segredos da maternidade. Tenho vontade de tentar amenizar as dores do puerpério de quem acabou de parir. Contar que ela jamais será a mesma e que no começo isso é bem assustador. Mas tenho vontade de dizer que depois fica leve e até engraçado. 

A solidão materna é tão profunda que faz com que a gente dê de cara com nossos defeitos e qualidades. Acabamos nos redescobrindo. E mesmo que de vez em quando a gente sinta falta da nossa liberdade, as coisas vão se ajeitando. Dias bons, dias difíceis e muito, muito aprendizado. A solidão materna dói mas tem o poder de nos transformar em mães mais fortes. 

Texto: @maequeinventamoda 
Coautora: @maeforadacaixa


Nós acompanhe também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário