4.5.18

Star Wars Day!


Oi, oi, oi, como vai você?
Espero que esteja bem, eu estou bem! Muito bem aliás, pressinto melhorias na vida em geral e to mais animada com algumas coisas, desejo coisas boas pra sua vida também.
Hoje vamos falar de coisa boa, mas não é a Tecpix (ba dum tssss..) 
Vamos falar de Star Wars! Por que? Porque hoje é o dia de Star Wars!!!!!!!!


Primeiramente, se você nunca viu os filmes, nenhuma das trilogias, nem desejos, nem livros, nem nada, vai ver, é legal! Vai lá, o post vai estar aqui depois que você ver… rsrs

Bom, vamos lá, hoje é celebrado o dia de Star Wars, todos os filmes / franquias legais tem seu dia? Infelizmente não, na verdade esse dia é porque uma das falas do filme em inglês e a data de hoje tem uma sonoridade parecida. 


Vamos por partes. O primeiro filme da primeira trilogia foi lançado em 1977, “Star Wars: Uma nova Esperança”, criado por George Lucas foi um sucesso inesperado. Três anos depois, 1980, tivemos o segundo filme “O império Contra Ataca” e em 1983 o terceiro filme “O Retorno do Jedi”. Essa trilogia nos apresenta a família Skywalker, Luke, a princesa Léia e Han Solo, além do icônico vilão Darth Vader.

(Cena épica, luta entre Darth Vader e like, e ele tem a fala mais lembrada (embora sempre errada) "Não, eu sou seu pai" (todo mundo diz: "Luke, eu sou seu pai")

Depois de 16 anos, uma nova trilogia foi lançada, com uma história anterior a da primeira trilogia, vemos como Anakin Skywalker se tornou Darth Vader (SPOILER!!! kkkk), os filmes foram “A Ameaça Fantasma” de 1999, “O Ataque dos Clones” de 2002 e “A Vingança dos Sith” de 2005, reparou como mantiveram os três anos entre os filmes? Legal né?! 

(Quem pediu uma solução diplomática?)

Em 2008 tivemos “Star Wars: Guerra dos Clones”, uma animação piloto para uma série com o mesmo título. 

Uma nova trilogia está em andamento, a Lucas Films foi comprada pela Disney, (agora todas podemos ser princesas guerreiras da Disney, tal como Léia!!!), a nova trilogia tem intervalos de 2 anos, e nesses intervalos são lançados filmes spin-off que contam histórias entre as trilogias. Com isso tivemos em 2015 “O Despertar da Força”, que foi super bem recebido, ai o primeiro spin-off “Rogue One” em 2016, o segundo filme da trilogia “O Último Jedi” de 2017 e este ano teremos “Solo”, a história de um jovem Han Solo. Para 2019 o fechamento da trilogia, com “Star Wars: Episódio IX”. 


A primeira trilogia, dos anos 80 foi super bem recebida, já a segunda dividiu o público e a crítica. Do mesmo jeito, os novos filmes agradam alguns e desagradam outros, (não dá pra agradar todo mundo igual). 

Além dos títulos, cada filme representa um capítulo da história, e a ordem de lançamento, não é a ordem dos acontecimentos. 

Essa é a ordem dos acontecimentos: 

Star Wars: Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)

Star Wars: Episódio II: Ataque dos Clones (2002)

Star Wars: A Guerra dos Clones (2003)

Star Wars: Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)

Star Wars: Rebels (2014)

Rogue One: Uma História Star Wars (2016)

Star Wars: Episódio IV - Uma nova esperança (1977)

Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca (1980)

Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi (1983)

Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força (2015)

Star Wars: Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)

Star Wars: Episódio IX

(Fazer. Ou não fazer. Não existe tentar.)

Além dos filmes, há séries de televisão: The Star Wars Holiday Special (1978), Caravan of Courage: An Ewok Adventure (1984, filme pra TV), Ewoks: The Battle for Endor (1985, filme pra TV), Star Wars: Droids (1985-86), Star Wars: Ewoks (1985-87), Clone Wars (2003-05), The Clone Wars (2008-14), Star Wars Rebels (2014- presente), Musicais: Star Wars: The Musical e Star Wars in Concert.

Além de livros, a lista é gigante, mas você pode conferir aqui.Também tem uma porrada de quadrinho, confere eles aqui.

Tá, mas e porque a franquia tem seu próprio dia? 


Bom, tem uma frase icônica nos filmes “Que a força esteja com você”. Falando de forma bem simplificada e superfícial os filmes são uma disputa de poder, entre bem e mal, há uma guerra nas estrelas (ba dum tsss….) e nos planetas, por controle, brigas políticas e de classes, de um lado supremacia de outro igualdade, de um lado bondade e de outro maldade, o universo tem algo chamado de “Força”, que é um equilíbrio entre luz e escuridão, bondade e maldade, que deve estar em equilíbrio, (tecnicamente, pois ambos os lados querem que ela seja maior do seu lado), os mocinhos estão do lado bom da força, e lutam pelo bem da maioria, já os vilões estão no lado negro e querem que todo mundo seja submisso a eles. Quando os personagens usam a frase “Que a força esteja com você”, desejam coisas boas e querem que o bem vença e você seja uma boa pessoa, tipo quando as pessoas usam “Deus te acompanhe” e coisas do tipo. 


Acontece que essa frase em inglês é “May the force be with you” (Que a força esteja com você), que tem uma sonoridade muito similar a data de hoje em inglês, “May the fourth” (quatro de maio), ou seja, é um trocadilho (aquelas coisa idiotas que a gente faz com a língua, quando uma palavra tem vários significados ou parece outra coisa, tipo: se eu sou bom partido, imagina inteiro), como a franquia é um enorme sucesso, em várias gerações, ela merece um dia dela, um dia a ser comemorada.

Agora diz pra mim: Qual seu filme favorito? Seu personagem? Seu vilão preferido?

Beijos de luz e até.


Não se esqueçam de participar do nosso sorteio de dia das mães, o resultado sai no dia 13/05.


Nós acompanhe também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário