30.10.18

Origem do Dia das Bruxas

Oi, oi, oi, como vai você? 

Roubei o dia de postagem da Tainan porque eu quero falar do Halloween, na verdade, quero falar sobre a origem dele e o que ele significa, pra mim que sou bruxa, é uma data importante. 

Se você quiser saber mais da data, vamos conferir, prometo, que não tem nada macabro e assustador não, ok?! 


O Halloween deriva de um festival celta chamado Samhain, que marca o fim do verão no hemisfério norte. São três dias de festividade, que iniciam em 31 de outubro, além dos dias 1º e 2º de novembro, sendo dois de novembro, conhecido como o dia dos mortos (finados), o Papa Gregório 3º mudou a data no calendário cristão, antes era 13 de maio. 

Assim como muitas outras datas de festivais e rituais pagãos, acabaram sendo anexados à cultura cristã, conforme a expansão deste reino e a dominação das tribos pagãs da Europa. 

As festividades celtas, apesar de terem variações dependendo do povo, eram principalmente realizadas com fogueiras em homenagem aos deuses e a abundância, no fim das colheitas. 



Entre as misturas de religiões e tradições e festas, houveram diversas mudanças ao longo do tempo, que acabaram por transformar a data, e hoje além de termos o dia de finados ou dos mortos, temos o dia das bruxas. 

A comemoração que temos hoje, surgiu destas misturas. Entre 1500 e 1800 haviam diversos festejos e rituais comuns, entre eles crianças iam nas casas cantando rimas ou orações para os mortos, em troca recebiam doces e bolos de boa sorte, representando almas que se libertavam do purgatório. 

Com a imigração de Europeus para os EUA, principalmente Irlandeses em 1845, os costumes vieram juntos e acabaram sendo incluídos nas festividades locais e adaptados aos alimentos e costumes dali. 

Hoje no Brasil, o Halloween americano tem ganhado adeptos, crianças fantasiadas passam em casas pedindo doces e pregando peças, de forma inocente e divertida, pouco lembrando o festival original e sua simbologia. 


Seja qual for sua religião, crença ou fé, espero que possa desfrutar da festa e se divertir com os costumes atuais. 

Bom, feliz Halloween, Samhain ou Dia dos Mortos para vocês, uma semana abençoada e até o próximo post. 

Beijos de luz!



Nós acompanhe também:




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário