22.11.18

Ver ou Não Ver? Eis a questão, The Fall

Venho hoje com essa indicação de uma das minhas séries favoritas, The Fall. Se você gosta de uma história com mistério, policial, que tem a presença de mulheres fortes, além de boas lições e frases marcantes, essa é a série pra você. Sem falar que o elenco conta com a maravilhosa Gillian Anderson (Arquivo X).

A série teve início em 2013, conta com 3 temporadas, e está disponível na Netflix.


A mídia ama dividir as mulheres em virgens ou demônios, anjos ou prostitutas. 
Não vamos encorajá-los! 

AVISO: A série possui gatilho de violência sexual e violência contra a mulher.

Sinopse: O thriller psicológico examina a vida de dois caçadores - um deles é um serial killer que ataca vítimas em Belfast, Irlanda do Norte, e o outro é uma detetive recrutada pela Polícia Metropolitana de Londres para pegá-lo. As autoridades locais não têm suspeitos, e muito menos experiência com casos envolvendo serial killers sexualmente motivados; Stella Gibson (Gillian Anderson) tem. Ela lidera uma força-tarefa dedicada a resolver a onda de crimes. O assassino? Ele é Paul Spector (Jamie Dornan), pai, marido, assistente social, que consegue se esconder à vista de todos, o protagonista de um jogo de gato e rato que é o pior pesadelo de todo policial. 




Há quem questione se a série é misógina¹, já que trata não apenas da sexualidade e objetificação feminina, além da questão do feminicídio².

Um dos pontos que me levaram a trazer a série como sugestão é exatamente o protagonismo feminino, que mesmo que as mulheres estejam "conseguindo conquistar" um espaço maior de representação na mídia, quando aparecem são frutos de estereótipos sociais e culturalmente aceitos como verdades universais, e a série trabalha muito bem com esses estereótipos (mesmo sendo dirigida por um homem) que sufocam a mulher. 

E aí? Ver ou não ver?

Notas: Misógina¹: O termo vem de misoginia que nada mais é do que repulsa, desprezo ou ódio contra as mulheres. Esta forma de aversão mórbida e patológica ao sexo feminino está diretamente relacionada com a violência que é praticada contra a mulher.

Feminicídio²: É a morte de mulheres por serem mulheres, pelas mãos de um homem.

Nós acompanhe também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário