28.12.18

Steven Universe é um desenho importante

 Antes de mais nada, se você é uma criança que teve sua infância nos anos 90 como eu, se acostumou a ter uma variedade bem grande de desenhos advindos do canal a cabo Cartoon Network, e talvez, como eu, tenha levado esse amorzinho pelo canal até a vida adulta com animações. Acontece que, se você se propor a repensar em todos esses desenhos do canal que você, e eu, tanto gostamos, não havia nenhum, NENHUNZINHO feito de forma exclusiva por uma mulher (no canal), ao menos até a estreia de Steven Universe, em 2013. 
  A autora Rebecca Sugar, também trabalhou como escritora e com o storyboard de Adventure Time. Um pouco antes de deixar Adventure Time, para se concentrar em Steven, ela fez uma última música para a série.


(Everything Stays - Adventure Time,  Stakes)

  Steven Universe é uma série animada de televisão americana criada por Rebecca Sugar para o Cartoon Network. Steven, que é meio gem, tem aventuras com seus amigos e ajuda as gems a proteger o mundo de sua própria espécie. É a história de amadurecimento de um menino, Steven Universe, que mora com os Crystal Gems - alienígenas humanóides mágicos chamados Pearl, Garnet e Amethyst na cidade fictícia de Beach City.


   As Gems são guerreiras alienígenas sem idade que projetam formas humanóides femininas de gemas mágicas no centro de seu ser.
    O tema da família é importante para a série porque Sugar baseou o personagem titular em seu irmão.

       A série desenvolveu uma ampla base de fãs e tem sido aclamada pela crítica por seu design, música, dublagem, caracterização, proeminência de temas LGBTQ e fantasia científica. Além disso, a série também expressa a importância da aceitação e explora relacionamentos, identidade LGBTQ, formas do corpo e "matizes de pele em uma exibição de diversidade mágica e colorida de ficção científica".

   A presença feminina extraordinariamente forte em uma série sobre um garoto - todos os personagens principais, exceto Steven e Greg (o pai de Steven), são femininos - é intencional de acordo com Sugar. A autora considerou absurdo que os shows para os meninos devam ser fundamentalmente diferentes daqueles para as meninas.
    A série subverte as premissas do gênero fazendo Steven encarnar a feminilidade amorosa do típico protagonista de garotas mágicas sem ridicularizar ou perder seu lado masculino.


   A série é caracterizada como sendo "sobre o amor - todos os tipos de amor", incluindo formas não tradicionais, como o vínculo maternal e amigável entre Steven e as Gems.


Principais Personagens:

Steven Universe
   Steven é um rapaz otimista, amigável, extrovertido, de coração mole e despreocupado, com uma atitude despreocupada. Ele também tem um poder herdado de sua mãe, Rose, que é basicamente uma telepatia empática, na qual ele sente os mesmos sentimentos da outra pessoa, e consegue se sentir como ela.


   Steven também é muito compassivo, algo que Pearl observa que ele herda de sua mãe, e ele valoriza seus amigos e familiares.    Ele é amigo de quase todos que conhece (mesmo seus "inimigos"), raramente guarda rancor e não é discriminatório, nunca tratando ninguém com preconceito, nem mesmo seus inimigos. Steven também não gosta de ter que resolver situações com violência.


Pearl
 Pearl atua mais como uma mãe superprotetora para Steven. Ela nutre sentimentos mistos por Steven, já que amava sua mãe, e sofreu muito quando Rose escolheu Greg como seu parceiro.


    Pearl é um perfeccionista conhecedor de uma infinidade de tópicos que valorizam a organização. Ela admite um forte complexo de inferioridade. Além de seu pessimismo e perfeccionismo, Pearl é geralmente educada e reservada aos outros.


 *Sendo bem sincera, essa é a minha música favorita da animação toda, exatamente por ela mostrar os sentimentos da Pearl em relação ao Steven, e ao Greg, e também a Rose.*

Amethyst

     Atua como uma irmã mais velha de Steven. Amethyst é divertida e despreocupada. Ela é facilmente divertida, muito impulsiva, mal-educada, desleixada e um pouco preguiçosa.


Você pretende fingir que isso nunca aconteceu! Você acha que eu sou um grande erro!
  Amethyst é uma das personagens mais complexas da série, não conseguindo se limitar a apenas uma característica, demonstrando-se multifacetada (no futuro teremos um texto apenas dela no blog). 
 Amethyst abriga uma tremenda quantidade de auto-aversão, que também é alimentada por sua percepção de que ela é inadequada quando comparada a Garnet ou Pearl.

 Só achei a versão dublada **

Garnet 
   Atua como uma mãe gentil e gentil, sempre encorajando Steven e dando um bom exemplo.
     Embora ela seja frequentemente a mais pragmática e direta das Crystal Gems, Garnet tende a agir de acordo com a intuição, em vez de analisar seriamente uma situação, como muitas vezes se vê ao longo da série.

 Eles estão sangrando. Oh, não. Eles morreram. Não ligue de novo.

    Garnet demonstra um espírito feroz e competitivoalém de representar a incorporação física do amor.


Connie Maheswaran

    Connie é a melhor amiga de Steven. Ela é introvertida, curiosa e inteligente. Seus pais são muito rigorosos e não permitem que ela participe de atividades comuns na infância.

  
  Demora um pouco antes que ela diga aos pais que Steven é um mágico e ela tem contato com criaturas mágicas o tempo todo.


Porque você deve ver?

   Como dito anteriormente, a animação representa uma diversidade de corpos e etnias, o que é algo bastante positivo. E, além disso, trata da questão da masculinidade de maneira não tóxica. Mas, você pode me perguntar, do que se trata de masculinidade tóxica? É a ideia propagada pela sociedade, de que meninos/homens não podem ser sensíveis, demonstrar seus sentimentos, devem seguir um certo tipo de comportamento para ser um HOMEM DE VERDADE, e Steven quebra esse tabu.
   Além da questão da representatividade e da quebra de tabu, Steven também tem uma das melhores trilhas sonoras das animações, com músicas dentro do contexto, e que ajudam as complementar a profundidade da história e dos personagens.

Bônus: Música dos créditos da animação, composta pela Rebecca Sugar.


Nós acompanhe também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário