28.3.19

Teste de Bechdel: O que é?

E aí, galeris?
Já ouviram falar do Teste de Bechdel?
O teste de Bechdel nasceu da necessidade de descobrir/medir se a obra midiática é representativa quando se trata do sujeito mulher. Okay, que há grandes produções com a mulher em posição de destaque, mas o questionamento do teste é se esse destaque é o mesmo que o personagem masculino de mesma importância. Entendeu? Nop? Então, bora que eu explico melhor...


O teste de Bechdel questiona se a obra de ficção (selecionada) possui ao menos duas mulheres que conversam entre si sobre algo que não seja um homem. Algumas vezes se adiciona a condição de que essas duas mulheres devem ter nomes. Mesmo sendo um teste bem simples, muitas obras contemporâneas falham no teste, o que é um indicativo de preconceito de gênero.


O teste recebe o nome da cartunista norte-americana Alison Bechdel. Em 1985, uma personagem de seus quadrinhos Dykes to Watch Out For expressou a ideia, que a autora atribuiu a sua amiga Liz Wallace. O teste foi originalmente criado para avaliar filmes, mas é também aplicado para outras mídias.


Filmes como: A trilogia Senhor dos Anéis, Os Vingadores, Círculo de Fogo, Star Wars (trilogia Original), Avatar, Zootopia, Procurando Dory, Aladin, 500 Dias Com Ela, etc. não passam no teste.


O teste de Bechdel é muito bom para abrir nossos olhos, mas ele não consegue contemplar todas as produções que existem. Pra isso, há testes como o da Mako Mori (personagem de O Círculo de Fogo).


O teste da Mako Mori, segue a mesma estratégia de três regras:
*Ao menos uma personagem feminina;
*Com seu arco narrativo;
*Arco que seja da personagem, e não para alavancar o de algum personagem masculino.
Nesse teste, a Viúva Negra de Os Vingadores passaria.


Filmes que passam no teste de Bechdel: As Patricinhas de Beverly Hills, Persépolis, A Ganha Pão, A Cor Púrpura, Divertida Mente, O Ódio Que Você Semeia, Estrelas Além do Tempo, One Day At A Time, A Viagem de Chihiro, O Serviço de Entregas da Kiki, O Castelo Animado, Princesa Mononoke, etc.


Os testes mencionados não medem a qualidade do filme, e sim a representatividade feminina, o que nem sempre é a mesma coisa (infelizmente), mas fica a dica para levar em consideração quando for assistir um filme.


Nós acompanhe também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário