28.9.19

Mini hábitos

Oi, oi, oi, como vai você? 
Eu estou bem e essa semana decidi compartilhar uma dica que vi e achei muito útil. 
Mini hábitos ou truque de dois minutos.


Vamos lá que vou explicar melhor. Vi um vídeo no youtube com meu namorado essa semana, aliás, dois, de um canal chamado “Better Than Yesterday” (tradução: Melhor do que ontem). Ele fala sobre criar e manter hábitos. 

Sabemos o quanto isso pode ser difícil, visto que normalmente colocamos expectativas muito altas ou padrões muito elevados, daí quando a empolgação inicial passa, a motivação diminui e a gente acaba desistindo daquilo. Um exemplo prático é fazer exercícios, normalmente à gente diz que vai começar a se exercitar e pensa: vou fazer uma hora de caminhada ou uma hora de academia. Nos primeiros dias vai tudo que é uma beleza, se a tomarmos cuidado pra não machucar, mas aos poucos passa a empolgação, começamos a arrumar desculpas e deixar pra depois ou pra amanhã, até que paramos completamente de fazer ou pensar nisso. 

É normal, não é algo parte da nossa rotina, não virou habito ainda, então é deixado de lado. E isso pode acontecer com qualquer coisa. Começo do ano eu tinha colocado metas de coisas pra fazer esse ano, ler mais, aprender música (violão), fazer aulas de canto, fazer exercícios e mais um monte de coisa. Estamos praticamente em outubro, eu fiz alguma coisa? Quase nada, estou escrevendo mais, que era um dos objetivos, ok, começamos a nos exercitar, mas depois de uns dias, estamos mais relaxados e perdemos a motivação (meu namorado e eu), parte disso é culpa da falta de habito e das altas expectativas. Vou fazer tal coisa uma hora por dia. Mas agora não dá tempo, pois preciso fazer não sei o que e não posso perder uma hora. Assim a gente vai enrolando e não faz nada.

(Mude sua vida, mudando seus hábitos)

A dica então é: crie pequenos hábitos, hábitos de dois minutos. Vamos lá, você sempre tem dois minutos livre entre uma cosia e outra e pode parar um pouco pra fazer algo. Eu sei, dois minutos não parece nada, mas dois minutos são mais que zero. Tá Fran, mas daí só posso fazer dois minutos de tal coisa? Não! Essa é a questão, tem dias que você vai ter mais tempo e motivação e vai fazer por mais tempo, tem dias que não, como são só dois minutos, então você vai fazer todos os dias, pois é “pouco”. 

Por exemplo, quero ler mais, vou ler uma página por dia. Ok. Perfeito. Tem dias que você vai querer ler mais, ler um capítulo todo, um artigo grande, qualquer coisa, tem dias que você não vai ter motivação pra isso, vai ler só uma página e está tudo bem, você fez, você manteve o habito, você venceu o dia. O mesmo para exercícios, ou aprender um instrumento ou qualquer outra atividade que você tenha vontade de começar e melhorar. 

O bacana disso é que tendo baixas expectativas, baixo tempo dedicado, não é muita cosia e você sempre vai fazer, vai virar um hábito e aos poucos você pode dedicar mais tempo e aproveitar melhor. Mas de qualquer jeito, você vai fazer, pois são só dois minutinhos. 

Espero que a dica te ajude a começar novos e bons hábitos e melhorar seu dia, sua produtividade e sua vida. 

Boa semana, bom mês que já vai começar. 

Não se esqueça de beber água e ficar hidratad@, fogo nos racistas e machistas, lembre-se sempre que você é o grande amor da sua vida, você importa, você é incrível. 

Beijos de luz e paz!


Nós acompanhe também:



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário