7.9.19

Setembro Amarelo

Oi, oi, oi, como vai você?
Espero que você esteja bem e tenha tido uma ótima semana, eu estou bem, caso importe.
Essa semana entramos nos Setembro Amarelo e já vi varias postagens e coisas sobre isso, acho lindo, acho válido e acho incrível essa mobilização, mas precisamos falar sério sobre isso. 

Mês que vem teremos o Outubro Rosa e depois o Novembro Azul, o que esses três meses tem em comum? São meses de conscientização de doenças e lembretes de que devemos sempre procurar ajuda.
Infelizmente, grande parte das pessoas ignora ou não leva a sério os problemas mentais, as doenças mentais, principalmente no restante do ano, muito se ouve falar que é frescura, falta de Deus, falta de vontade e outros absurdos, o que não faz sentido.
Mas diferente de Outubro e Novembro, que se recomenda fortemente procurar profissionais qualificados, em Setembro, a galera se dispões a ouvir e conversar e ajudar. 
Realmente acho super válido se dispor a ouvir, aconselhar e estar presente pelos amigos, mas um amigo, por mais íntimo e bem intencionado que seja, não é um profissional qualificado, não tem as ferramentas necessárias para te ajudar a solucionar o problema, no máximo, ele te ajuda a suportar uma crise, mas ele não consegue te ajudar a se curar, ele não pode, infelizmente, te medicar, nem te orientar a longo prazo. 
Você não deve substituir um profissional qualificado, que estuda e se dedica por anos a entender e pesquisar seus problemas, as possíveis causa, soluções e curas, que vai te ajudar a ver o quadro todo, entender o início, a causa e te ajudar a melhorar, pelo amigo, que ouve seu desabafo. 


Não, não to dizendo pra parar de falar com os amigos, nem pra não procurar por eles quando quiser ou precisar, jamais, ter um amigo nos dando suporte é maravilhoso, mas você deve e precisa procurar um profissional qualificado.
Se no seriado Lúcifer, até o Diabo, um demônio e um anjo fazem terapia, porque você não deveria? Não é fraqueza, não é vergonha, não é frescura, é amor próprio, necessidade e cuidado. Do mesmo jeito que vamos ao médico pra cuidar de câncer, gripes, alergias, tomamos remédios para isso e aquilo, seu psicológico, sua saúde mental precisam de atenção, cuidado e zelo, procure um profissional e fique bem!
Assim como a maioria das doenças, depressão, síndrome do pânico, TOC e outras enfermidades psicológicas tem cura, ou pelo menos controle, podendo aumentar sua qualidade de vida e melhorar seu dia a dia, desde que tratado com profissionais de qualidade. 
Beijos de luz, fique bem, beba água, fogo nos racistas e homofônicos, destrua o patriarcado e o machismo, até o próximo post!



Nós acompanhe também:


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário