4.3.20

"Projeto X" com a fotografa Ananda Silveira

Hey Guys, como estão? Vocês devem estar se perguntando o que é "Projeto X" né? Pois bem, o projeto x nasceu com o intuito de falar sobre o mundo da fotografia, apps de edição, aparelhos, inspirações e etc. 
A intenção do projeto é falar mais sobre fotografia em geral aqui com vocês, seja por meio de entrevistas com parceiros fotógrafos ou por indicações de apps e inspirações, tudo é valido no Projeto X e nós esperamos que vocês gostem, que ajude vocês que gostam de fotografar e que seja um jeito legal de trazer ainda mais leitores para o DF. 

Então, Bem vindo ao primeiro post do PROJETO X!




Para o primeiro post oficial do PROJETO X eu trouxe para vocês uma entrevista com a Fotografa e parceira aqui do DF, Ananda Silveira.
Com certeza vocês já viram alguns posts relacionados a ela aqui no blog, ela está conosco desde o comecinho, já rolou sorteio, inspiração e etc com ela aqui, mas nunca a viram falando sobre como começou na carreira, projetos e sonhos, vem comigo! 

A Ananda Silveira é da cidade de Garopaba, e faz uns trampos bem legais, vou deixar as redes sociais dela aqui embaixo para que vocês possam acompanhar.

• Fan page: Ananda Silveira fotografia
• Instagram:
@anandassilveira

ENTREVISTA COM A FOTOGRAFA ANANDA SILVEIRA

1. Como você se envolveu com o mundo da fotografia? 
Eu sempre gostei de fotografia! Muito mais de fotografar do que ser fotografada. Resolvi iniciar como uma brincadeira. Comprei a câmera, fiz um curso e as coisas aconteceram. Amigos queriam ser fotografados por mim... Foi um processo natural.

2. Você teve algum estudo formal nesta área? 
Sim, fiz um curso presencial. Uma imersão de um final de semana inteiro, com bastante prática. Depois resolvi investir em cursos online, que são incríveis. Sabendo escolher, são fantásticos. Pago uma assinatura anual da EDUK e tenho vários cursos à disposição, além de poder ver e rever e tirar duvida, enfim. Recomendo!

3. Na sua opinião o que é preciso para ser um bom fotógrafo? 
No início eu acreditava que cursos, conhecimento... Hoje vejo de outra forma. Ser um bom fotógrafo é um conjunto. Você precisa estudar, sim. Você precisa de conhecimento, mas precisa muito mais ser humano. Se colocar no lugar de quem está em frente a câmera e pode estar se sentindo constrangido. Ser autentico. Fazer o que você ama de verdade, e não seguir a modinha ou fazer o que todo mundo faz. Encontrar seu estilo e seguir nele. Ser flexível, estar aberto ao que o cliente deseja. Eu, por exemplo, gosto de pedir pros meus clientes enviarem via WhatsApp fotos do que imaginam para a sessão de fotos. Assim vou conhecer o estilo dele (do cliente) e evitamos mal entendidos, como eu ir com uma ideia, o cliente ir com a expectativa e se frustrar. Acontece muito. Não vou fazer cópia da foto que ele me mandou, mas vou usar minha forma de fotografar para chegar o mais próximo daquilo que ele gosta. 

4. A máquina fotográfica é uma ferramenta muito importante, mas dá para tirar fotos legais com câmeras portáteis? (Ex: celulares) 
Claro que dá. A câmera profissional nos traz muitos benefícios: fotografar em Raw (alguns celulares já tem essa opção) a possibilidade de fazer uma ampliação sem perder a qualidade da imagem... Mas os celulares são incríveis, e dá pra fazer coisas maravilhosas... Inclusive tenho pensado já há algum tempo em fazer ensaios somente com o celular. Alguém topa? haha

5. Quando começou a sua paixão por fotografia e o que ela significa para você?
Foi em 2010 que resolvi comprar a câmera e mergulhar nesse mundo. O mais legal é que a gente acha que é mole, hehe, mas não é fácil assim não. Hoje não trabalho exclusivamente com fotografia, mas jamais abandonaria. Consigo conciliar as 2 funções e a fotografia dá aquele respiro, é o momento que relaxo e sou eu.


6. Você sempre trabalhou nesta área ou já teve outras experiências? 
Já tive outras experiências...iniciei como camareira, servi café da manha, fui caixa, vendedora, recepcionista, apresentadora de programa de radio (haha) e hoje divido meus dias entre a fotografia e o marketing

7. Você tem alguma outra paixão além da fotografia?
Gosto muito de ler. Quer me ver feliz, me da um livro. 

8. O que você gosta de fazer quando não está trabalhando com fotografia?
Tenho tido pouco tempo livre, mas tenho tentado sempre que posso manter a leitura em dia e gosto de filmes, então quando tem um tempinho de sobra, filme e pipoca!

9. Qual seu principal objetivo na vida? 
Há um tempo atrás eu diria que ser uma fotógrafa reconhecida. Hoje, quero como profissional quero entregar o melhor para o meu cliente e vê-lo feliz. Na vida pessoal, poder me dedicar mais ao autoconhecimento ...

10. O que mais te motiva no mundo da fotografia? 
O fato de ter espaço pra todo mundo. Tem espaço para os fotógrafos que capricham no photoshop, para quem gosta de fotografia mais natural. A fotografia sempre será a forma mais bonita de recordar de um momento



11. O que você acha sobre a moda "Tumblr"?
Eu acho que o mundo virtual é muito eclético e tem espaço pra todo forma de expressão... Eu particularmente sou a tradicional do Facebook e Instagram. 

12. De todos os seus ensaios, você tem alguma fotografia que seja a sua favorita? 
Sim, aquela que eu ainda não fiz...

13. Você acha que nos dias atuais o fato dos celulares possuírem câmeras boas dificulta no trabalho de vocês como fotógrafos? 
Não, eu acho que a fotografia vai muito além de uma câmera boa. Eu acho que pessoas sem noção atrapalham meu trabalho. Vou dar 2 exemplos:

O primeiro é o exemplo de uma casamento, na entrada da noiva o convidado se colocou na minha frente para fazer a foto da entrada. Só que eu estava sendo paga para entregar as fotos, ele não. Isso atrapalha.

O segundo exemplo foi de uma sessão que fazia na minha casa para crianças com cenário. Eu tive o custo de comprar o cenário, de montar, enfim e quando estava fazendo as fotos a tia da criança ficava na minha frente pra fazer as fotos com o celular. Pedi educadamente que saísse, pois não estava conseguindo trabalhar. Quando fui entregar as fotos ela alegou que as fotos estavam iguais as dela. Isso atrapalha. Porque ele usou o cenário que eu paguei, fez as fotos com o celular de ultima geração e não valorizou meu trabalho, meu empenho, meu estudo. A luz estava pronta e perfeita, ela só fotografou. Isso atrapalha meu trabalho.

14. O que mais te chama a atenção em uma fotografia?
Um conjunto perfeito: Luz, mensagem, modelo... quando tudo entra em harmonia é uma foto perfeita.

15. Estamos na era do Instagram e tudo é postável hoje em dia, o que você acha sobre isso?
Só porque algo é permitido não significa que deva ser feito. Eu prefiro a discrição! 
Não que não poste nada, mas postar tudo na minha opinião não é bacana. E pra quem usa o Instagram para o trabalho... bom senso, sempre!


16. Qual dica você daria para quem fotografa com celular?
Faça muitas fotos!!!

17. Tem algum nicho que você jamais se aventuraria na fotografia? (ex: sensual, new born e etc...)
Tentei o Newborn, mas não faço mais. Quando fazemos fotos de recém nascidos lidamos muito mais com as expectativas da mãe do que com o bebe em si. Se a mãe não estiver confortável, ansiosa, temerosa, tudo isso passa para o bebe que não responde bem. Amo fazer gestantes e crianças, mas recém nascidos não faço mais.

18. Deixe alguma dica ou conselho para os leitores do Dreamy Fearless que pretendem se aprofundar no ramo da fotografia.
Leiam... Estudem... Mas acreditem de verdade no estilo que se propõem a ter. 
Se quiserem encarar de forma profissional a fotografia, peçam ajuda pra quem já está a mais tempo na estrada.  Peça para acompanhar esse profissional por um tempo, para ver como o dia a dia funciona. Peça dicas de preços (cobrar mais barato que os outros só faz de você o mais barato) Dicas de como lidar com o cliente... aprenda o dia a dia com alguém que vive o dia a dia. Converse com quem te mais experiência que você. Não somos concorrentes, somos colegas de profissão!




O que acharam dessa estreia incrível do Projeto X? Conta para gente o que vocês querem ver por aqui. 

Obrigado a Ananda por participar do projeto e por ser nossa parceira, por anos. Admiramos o teu trabalho e te desejamos sucesso sempre.

Nós acompanhe também:



Nenhum comentário:

Postar um comentário